terça-feira, 20 de maio de 2008

EDITORIAL

A cultura é a representação de um povo, é a sua identidade, situa um indivíduo como pertencente a um grupo. Pernambuco é um estado riquíssimo em diversidade cultural e manifestações folclóricas. Os diversos ritmos pernambucanos são marcas registradas que fazem o estado se destacar no país e no mundo.

Nossas manifestações são divididas em ciclos que vão do Natal, passando pelo Natal, a Quaresma e o São João. Nós iremos destacar o ciclo junino, abordando os principais ritmos que compõem esta fase: ciranda, coco, xaxado, xote, baião e o forró. Nosso objetivo é dar é dar a você leitor, uma visão geral de como estes ritmos vêm sendo preservados e difundidos no estado.

Em destaque a matéria sobre a Sambada de Coco organizada por Beth de Ogum no Ponto de Cultura Coco de Umbigada. O evento que agora em junho completa 10 anos de existência já faz parte do calendário de eventos pernambucanos. O projeto não só valoriza a dança como parte da cultura nordestina, como também ajuda a comunidade com projetos e ações sociais e prepara os mais jovens para serem multiplicadores da cultura.

Nosso estado é muito rico culturalmente, mas nossas raízes precisam ser mais valorizadas e preservadas. Conheça um pouco mais dos trabalhos que vêm sendo neste sentido e que vão garantir que as novas gerações continuem a perpetuar a nossa cultura.

Nenhum comentário: