domingo, 25 de maio de 2008

ORIGEM DO COCO E SEUS TIPOS


Não se sabe ao certo qual a origem do coco, alguns historiadores acreditam que ele é de descendência africana, outros que vem de tradição indígena. Outros estudiosos afirmam que o coco é de origem indígena e com influências africanas.

Outra discordância é quanto à finalidade do canto, mas acredita-se que tenha começado como música de improviso durante as quebradeiras de coco. Dani Bastos, coordenadora do núcleo de música do Ponto Cultural Coco de Umbigada acredita que o coco tenha surgido para suavizar o trabalho dos negros escravos e como uma adoração às divindades. “A gente acredita que era um canto de trabalho, para aliviar o dia estressante e também era um canto de celebração nos dias de folga para louvar os deuses”, complementa.

São incontáveis os estilos de Coco, mas vamos apresentar alguns mais recorrentes no nordeste do país. O Samba de Coco é uma modalidade encontrada no sertão de Pernambuco, especialmente no município de Arcoverde onde há o tradicional Coco Raízes de Arcoverde. A formação instrumental é composta por surdo, pandeiro, triângulo ganzá e o tamanco. A cantiga é entoada por um coquista e um coral que responde ao refrão.

Outro estilo é o Coco de Roda, recorrente no litoral do nordeste brasileiro. Os tocadores e cantadores acompanhados de ganzá e bomba se posicionam no centro de uma roda formada por homens e mulheres que dançam e respondem ao coro.

O Coco de Zambê é possivelmente de origem africana e formado apenas por homens que tocam, dançam e cantam. Os instrumentos utilizados são o zambê ou pau furado, a chama e uma lata.

Existe também o Coco de Ganzá, que na maioria das vezes é formado por duplas de emboladores e ritmados pelo ganzá. Um coqueiro embola versos e é respondido elo outro. O Bambelô é um estilo de coco cantado e acompanhado pelos instrumentos pau furado, chama e ganzá e com dança circular, principalmente a umbigada.

Nenhum comentário: