domingo, 25 de maio de 2008

XOTE: DA ESCÓCIA PARA O BRASIL!!!



Quem não conhece aquela dança onde você fica bem coladinho com a cabeça no ombro do parceiro, com os olhos fechados, no dois pra lá dois pra cá? Para quem não conhece, ou acha apenas que é um forró lento, saiba que este ritmo é o Xote.

A palavra xote se originou de “Scottisch” uma dança típica da Escócia, trazida por alguns colonizadores em 1850, e executada nos salões aristocráticos. Os escravos que assistiam as apresentações de longe, foram aprendendo os movimentos da dança. Aos poucos os passos antigos foram desfeitos, dando um novo ar à dança, com mais voltas, mais ginga, e um efeito visual que chamou atenção pela sensualidade que inspirava. Com o tempo, a dança passou a se chamar xote e hoje é uma das modalidades do forró, também conhecido como forró universitário.

É um ritmo democrático, dançado por pessoas de todas as idades e classes sociais. Nesse ritmo, as pernas se deslocam bastante, mas os braços não se movimentam muito. Como o casal dança coladinho e as letras das músicas são bem românticas, é uma boa pedida para dançar com um parceiro especial.

Os passos originais que permanecem são aqueles mais coladinhos dois pra lá dois pra cá, mas foi enriquecido, dando origem a vários tipos do ritmo. O Xote Duas Damas é uma variante onde um peão dança com duas prendas; no Xote Carreirinha, os pares dão uma corridinha na mesma direção, é muito comum no Rio Grande do Sul; o Xote Inglês é uma dança de salão que foi difundida pelos centros urbanos; o Xote das Sete Voltas, que como o próprio nome diz, o par precisa realizar as 7 voltas e depois girar no sentido contrário; já o Xote do Chico Sapateado, o par se enlaça pela cintura e executa passos da polca.

Em apresentações, a roupa dos dançarinos lembra a indumentária das quadrilhas juninas: saias rodadas ou vestidos franzidos na cintura para a as moças e calças jeans com camisas estampadas para os homens.

Com a proximidade das festas juninas, alunos começam a lotar as academias para aprender a dançar o xote, que é possivelmente a dança mais executada nessa época. Para quem quer aprender, seguem abaixo algumas dicas onde se encontra aulas particulares ou escolas de dança na Região Metropolitana de Recife:

ACADEMIA DE DANCA NELMA GUERRA
RUA DONA JULIETA, 89 C 1 - ENCRUZILHADA
RECIFE - PERNAMBUCO
Telefone: (81) 3241-2434

ÁRIA ESPACO DE DANCA E ARTE
RUA CANAL DE SETÚBAL, 766 - CAJUEIRO SECO
JABOATAO DOS GUARARAPES - PERNAMBUCO
Telefone: (81) 3341-1014

BALÉ POPULAR DO RECIFE
RUA DO SOSSEGO, 52 - BOA VISTA
RECIFE - PERNAMBUCO
Telefone: (81) 3231-3661

STÚDIO DE DANÇAS RUTH ROZENBAUM & LÚCIA HELENA GONDRA
R DAS PERNAMBUCANAS 65 GRAÇAS
RECIFE - PERNAMBUCO
Telefone: (81) 3231-4884

Nenhum comentário: